Tuesday, August 28, 2012

Resumo da Magia no Sistema Daemon


A magia no forum segue as regras de magia do Sistema de RPG Daemon, elas parecem ser meio complexas, mas quando se pega o jeito tudo fica fácil. Só é preciso entender que existe varias formas e caminhos de magia que quando combinados geram efeitos em questão. Para ser um mago o personagem precisa comprar o aprimoramento poderes Mágicos e ter a Perícia Magia, caso contrário não poderá fazer magia e feitiços. Quando o personagem começa o jogo ele tem um quantidade de pontos de Focus, que ele utilizará para comprar os caminhos mágicos, quanto maior o valor em um determinado caminho, maior o poder da magia.
Existem 12 Caminhos de magia. E 3 Formas são o que se pode fazer com a magia. São elas:

Criar: permite criar o elemento da magia específica ou invocar de outra dimensão.
Entender: literalmente entender, saber habilidades e se entrosar com a magia
Controlar: controlar o elementos e seus efeitos da magia, controlar a magia em si.

Caminhos Elementais

Fogo: O Mais traiçoeiro e perigoso dos elementos, o limite do poder do mago do fogo é o quanto ele quer se arriscar.
Água: Magos considerados instáveis igualmente ao nível da maré do oceano, eles as vezes mudam de pensamento na mesma velocidade.
Ar: Aqueles que veneram a força dos ventos e das tempestades, também esta ligado a magia dos cheiros e dos sons.
Terra: Um mago da terra ve sua arte como as forças que compõem o planeta e suas fundações.
Luz: Não só indica a magia do bem ou da bondade, mas também a magia da ilusão, da luz em geral.
Trevas: magia que controla a escuridão, as sombras e o lado mau da magia, todos os magos das trevas são mau vistos ou temidos.

Caminhos Naturais

Animais: Lida com o controle e invocação de animais sejam selvagens ou domésticos, mas apenas de animais comuns e não monstros e seres míticos.
Plantas: Criação e controle das plantas e vegetação a volta e o ambiente.
Humanos: Pode trabalhar com o espirito humano e sua vontade, a mente humana e o controle do corpo e ossos, daqui se originam as magias de cura.

Caminhos Arcanos Negros

Spiritum: Lida com controle e invocação de espíritos de qualquer tipo sejam bondosos ou malignos, pode lidar tb com sonhos e mundo astral.
Arkanum: Lida com os demónios e bestas malignas, desde seu controle e invocação.
Metamagia: Lida com a deteção, absorção e anulação da magia em si, lida também com tempo e espaço e a abertura de portais para outros mundos e teletransporte

Caminhos Secundários

Os caminhos secundários são dados pela mistura de dois caminhos de magia para gerar um efeito único, esse caso a combinação só será permitida se ambos os valores forem iguais para o perfeito equilíbrio do efeito da magia.
Exemplos de Caminhos Secundários.

Gelo (Água+Ar)
Relâmpago (Ar+Luz)
Cinzas ou Fogo Negro (Fogo+Trevas)
Fumaça (Fogo+Ar)
Magma (Fogo+Terra)
Lama (Terra+Água)
Venenos (Água+Trevas)
Cristais ou Magnetismo (Terra+Luz)
Vitalidade ou Vapor (Água+Luz)
Pó e Corrosão (Terra+Trevas)
Animais+Metamagia (animais míticos, dinossauros, animais mágicos)
Terra+Humanos (Implante prótese, cibernético)
Arkanun+Animais (demónios familiares)
Arkanun+Spiritual (Voodoo, Necromância)
Humanos+Caminho Elemental (Transformação Elemental do corpo)

Existem varias combinações entre as magias e depende unicamente da criatividade do jogador, bom senso e permissão do Narrador.

Como comprar Focus?

Para comprar o focus personagem precisa do aprimoramento Poderes Magicos, cada ponto nesse aprimoramentos lhe confere um numero limitado de pontos de focus para colocar e comprar magias.
Se um personagem compra Poder Magicos 3 ele vai ter 5 pontos para colocar em Focus de Magia.
Ele precisa pegar os Caminhos e as Formas podendo fazer qualquer combinação possível e de acordo com o tipo de mago que é.
Exemplo Não se pode ter apenas Fogo 5 (faz o que com o fogo?) nem Criar 3 (cria o que?), mas pode se ter, Criar 2 e Fogo 3, totalizando (somando Forma+Caminho) Criar Fogo 5.
Só é permitido somar Forma+ Caminho, quando se une dois caminhos diferentes para buscar um efeito, se toma o valor mais baixo. Exemplo Humanos 3 e Fogo 2, Então poderia combinar Braço de Fogo 2
Exemplo:

Personagem tem 5 pontos de focus e compra 3 pontos em focus em Fogo e 2 em Criar, então o limite de sua magia é Criar Fogo 5.
Não tem como comprar apenas Criar 5 (criar oq?) ou Fogo 5 (como vc usa isso)
A combinação depende da vontade e criatividade do personagem. Um personagem pode até mesmo ter os efeitos de um caminho secundário, exemplo ele pode comprar focus 3 em Gelo e terá Gelo 3
Porem ele apenas se manterá em gelo não poderá fazer as magias que forma gelo como Água e Ar.

Pontos de Magia

Pontos de Magia são o combustível para executar as magias e efeitos, quando o jogador comprar o aprimoramento Poderes Mágicos ele ganha uma quantidade de Pontos de Focus. Os pontos de Magia são igual a Força de Vontade do Personagem - 10 e em seguida dividida por 2. ((WILL-10) / 2).

Quanto maior o poder da magia mais pontos de magia o personagem gasta. Traduzindo quanto maior pontos de Focus de uma magia feita mais pontos de magia são gastos. Seguindo SEMPRE essa tabela abaixo.

Focus Gasto em Pontos de Magia
1 e 2 1 Ponto de Magia
3 e 4 2 Pontos de Magia
5 e 6 3 Pontos de Magia
7 e 8 4 Pontos de Magia
9 e 10 5 Pontos de Magia

Então se um personagem com Fogo 6 criar uma bola de fogo e atacar seus inimigos ele gastará 3 pontos de magia.
Um personagem ganha UM ponto de magia e UM ponto em Focus para CADA nível que ele sobe.
Um personagem recupera 1 ponto de Magia a cada hora (recomendado fora de combate)

Magias

Ter o focus é apenas o poder, mas para executar os efeitos o personagem precisa da magia, feitiço ou efeito especial que ele quer fazer.
No primeiro nível um personagem pode criar DUAS magias de início e poderá usa-las quando quiser gastando o focus necessário, isso não depende do nível de focus do personagem se a magia ter um efeito fraco ela gastará pontos de magia na mesma proporção.
Exemplo:

Personagem tem Criar Fogo 5, mas ele usa uma magia de criar uma pequena fogueira, ele não precisa de Criar Focus 5 para isso, Criar Fogo 1 em é suficiente, então ele gastaria pontos de magia referente a Focus 1 (no caso 1 ponto de magia) ao invés de gastar 3 (referente a Focus 5)
Uma vez a magia criada ela será adicionada na ficha do personagem com descrição, efeito, custo e danos (caso tenha).
Não importa o nome ou descrição da magia ela seguirá os limites de focus descritos na tabela abaixo.

Focus Aumento de Atributo Dano Direto Aumento de Dano Proteção Atributo
1 +2 4 +1 IP1 4
2 +4 8 +2 IP2 8
3 +6 12 +4 IP3 12
4 +8 16 +6 IP4 16
5 +10 20 +8 IP5 20
6 +12 24 +10 IP6 24
7 +14 28 +12 IP7 28
8 +16 32 +14 IP8 32
9 +18 36 +16 IP9 36
10 +20 40 +20 IP10 40

Magia de Improviso

Muita vezes o personagem não tem a magia ou feitiço certo para executar uma tal ação ou fazer um determinado efeito que ele queira. Então ele improvisa um efeito e usa seu poder magico pra ativar esta ação. Isso segue as mesmas regras de executação de qualquer magia, mas por não ser conhecida ou criada detalhadamente o personagem tem um redutor de -2 (menos dois pontos) em seu Focus para executar a magia, obviamente ela sai mais fraca.
Personagens com Focus 1 ou 2 NÃO podem executar magias de improviso por motivos óbvios.

10 comments:

  1. Excelente resumo, estava precisando muito disto!Obrigado!
    PS: Só não entendi muito bem qual a limitação dos pontos na "forma" e qual a diferença de alguém com "controlar 1 fogo 4" para outro com "controlar 4 fogo 1"?Se eu quero atacar com uma bola de fogo por exemplo, eu teria de ter "Criar 2 Controlar 2 Fogo 2"?

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    1. A única diferença é a forma como o ritual é feito. Se tem mais pontos de focus em caminho, o ritual é mais grotesco ou tosco, utiliza talvez chaves menos sofiaticadas. No caso da forma, há a presença de círculos arcanos, talvez velas, um maior refinamento na invoção da magia.

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  2. Esse aumento de atributo da tabela indica o quanto o mago pode aumentar seus próprios atributos usando certo elemento?
    Isso é uma regra oficial? Se for está baseada em que?
    Eu jogo uma aventura de anjos e o mestre da mesa insiste em dizer que isso não é possível de ser feito, que não se pode aumentar atributos usando magia.

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  3. tenho uma dúvida se tenho 1 fogo e tenho criar 2 e 1 humanos a forma criar serviria pará ambos caminhos ou eu teria que compra as formas para humanos também?

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  4. tenho uma dúvida se tenho 1 fogo e tenho criar 2 e 1 humanos a forma criar serviria pará ambos caminhos ou eu teria que compra as formas para humanos também?

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  5. só faltava dizer como funcionava em combate a magia,tipo sei que devo fazer teste de vontade para conjurar magia,mas é se for uma magia de distancia ela tem acerto alto matico ou tenho que fazer teste de acerto? e que atributo devo usar minha will como acerto ou dex?

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  6. A fonte disso é de um forum e esse fórum usou um fórum meu antigo hahahaha. Até os erros de digitação e os personagens usados como exemplo são os mesmos hahaha.

    Legal que alguém estava prestando atenção.

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  7. na moral, muito esclarecedor, obrigado de verdade

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